LUIZ CARLOS FERRELI
ANA PAULA LATINNI
Sustentabilidade
Sustentabilidade é a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
§ ecologicamente correto
§ economicamente viável
§ socialmente justo
§ culturalmente aceito
Sustentabilidade como parte da estratégia das organizações. O conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com o daresponsabilidade social das organizações. Além disso, a ideia de "sustentabilidade" adquire contornos de vantagem competitiva. Isto permitiu a expansão de alguns mercados, nomeadamente o da energia, com o surgimento das energias renováveis. Segundo Michael Porter, "normalmente as companhias têm uma estratégia económica e um estratégia de responsabilidade social, e o que elas devem ter é uma estratégia só". Uma consciência sustentável, por parte das organizações, pode significar uma vantagem competitiva, se for encarada integrar uma estratégia única da organização, tal como defende Porter, e não como algo que concorre, à parte, com "a" estratégia da organização, apenas como parte da política de imagem ou de comunicação. A ideia da sustentabilidade, como estratégia de aquisição de vantagem competitiva, por parte das empresas, é refletida, de uma forma expressamente declarada, na elaboração do que as empresas classificam como "Relatório de Sustentabilidade".
::: Sustentabilidade Empresarial :::
Estamos muito acostumados a ouvir sobre sustentabilidade nas empresas. Na realidade, sustentabilidade é uma das palavras da moda no mundo corporativo, e nem sempre é aplicada de uma forma correta.
Então vamos começar por aí: o que é uma empresa sustentável? Eu a definiria da seguinte forma: é a empresa que continua gerando lucros para seus acionistas sem causar impactos negativos aos outros stakeholders da empresa. Parece simples demais? Pois É muito simples.
Sejamos claros: uma empresa é feita para gerar lucro para seus donos ou acionistas (alguém discorda?). Os outros stakeholders são os funcionários, os clientes, os concorrentes, o governo, o meio ambiente, a comunidade em torno da empresa, etc. Portanto, se a organização consegue atingir seu objetivo principal (o lucro), mantendo impactos positivos para todos aqueles que participam direta ou indiretamente das atividades da empresa, ela se sustentará por longo prazo.
Bom, agora que esclarecemos o que é sustentabilidade, como isto se aplica à sua pequena empresa? Não cometa o erro de pensar que sustentabilidade se aplica somente às grandes corporações… estas somente “aparecem” mais porque possuem um alcance maior e portanto têm impacto em um número maior de pessoas. Lembre-se que seu empreendimento tem um impacto local, e que deve ser sustentável em seu ambiente.
Para tornar sua pequena empresa sustentável, pense nos seguintes aspectos:
1. Sustentabilidade Ambiental:
· O lixo de sua empresa é reciclado?
· Os resíduos gerados (em caso de pequenas indústrias) são tratados e despejados adequadamente?
· Sua empresa apóia iniciativas ecológicas locais?
· Caso seu bairro não possua iniciativas ecológicas, sua empresa as cria?
2. Sustentabilidade Social:
· Seus funcionários recebem um salário justo e um tratamento digno?
· As condições e segurança no trabalho na empresa são adequadas?
· Sua empresa apóia programas sociais locais?
3. Sustentabilidade Cultural:
· Sua empresa está bem encaixada no perfil do bairro ou da região?
· Sua empresa apóia programas culturas no bairro?
· O tipo de atividade exercida é adequada para a região na qual a empresa está?
· Os valores culturais dos funcionários são os mesmos que os do empreendedor?
4. Sustentabilidade Econômica:
· A empresa consegue gerar lucro atuando de forma legal?
· As negociações com os fornecedores são levadas de forma justa?
· Os clientes recebem o valor pelo qual estão pagando ou são enganados com falsa propaganda?
· A concorrência é feita de forma ética?
Aplicando o conceito de sustentabilidade em seu empreendimento, você não só poderá ver o crescimento da empresa e dos lucros no longo prazo, como se sentirá bem ao ver os impactos positivos que causa ao seu redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário