quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Trabalho Aline, Andreia, Marcia, Maria de Fátima e Patricia.

Equipe do Projeto
Aline Tellini C. da Rocha
Andreia da Costa Almeida
Marcia Leite Proença
Maria de Fátima Pereira
Patrícia de Oliveira Borges

Política Ambiental para a empresa MSP Cosméticos
M.S.P. Cosméticos Ltda.











1 - Nossa Empresa

A MSP Cosméticos LTDA define a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, como meta principal para o ano de 2011, que será determinado atráves de um diagonóstico dos danos ambientais, iniciando assim a atuação de sua Política Ambiental.

A política ambiental da empresa pode ser definida como uma parceria com o Planeta, visando obter seu objetivo empresarial, porém sempre mantenho o compromisso de adotar meios que agregem valores à conservação do Planeta.

Essa política se baseia efetivamente em aproveitar o máximo dos recursos naturais e conscientização humana para adequar todos os processos da empresa em uma parceria com o Planeta.

Com essa nova concientização a empresa se propõe a ter:
ü      Ambientes estruturados e planejados;
ü      Estrutura para decomposição e aproveitamento do lixo orgânico;
ü      Estrutura para tratamento de efluentes e resíduos sólidos;
ü      Horta e granja;
ü      Refeitório com alimentação sempre voltada para a orgânica;
ü      Creche adaptada a esta conscientização;
ü      Sala de leitura;
ü      Ambiente de repouso;
ü      Espaços arborizados;
ü      Bicicletário;
ü      Vestiário.
2 - Nossos Projetos
Projeto – Incorporação de uma Nova Cultura:
Esse módulo visa conscientizar os colaboradores da empresa; sejam eles empregados, membros da creche, parceiros consumidores, parceirtos fornecedores quanto à adaptação da empresa a esta realidade. “O Desenvolvimento Sustentável”.

Ação:
§         Manter uma proposta clara e de incentivos a esta adaptação da empresa. É de extrema importância a conscientização dos colaboradores à nova cultura. Eles são parte fundamental no processo de fabricação dos produtos comercializados pela empresa, na utilização do ambiente da empresa enquanto ali trabalham. Seus filhos adaptados à creche precisam crescer com esta conscientização. É necessário o monitoramento de constantes palestras de incentivo, baseada a um plano de ação conjunta para que todos estejam conscientes de seguir o mesmo objetivo.

Projeto - Planejamento Arquitetônico:
Esse módulo visa adaptar todos os recursos naturais para a construção e readaptação dos ambientes da empresa, buscando a integração dos ambientes, pessoas e natureza.

Ações:
§         Adaptar/construir os tetos dos galpões/galerias, passíveis desta adaptação, com telhados de vidro, aproveitando assim a iluminação diária;
§         Adaptar/instalar as janelas dos galpões/galerias, passíveis desta adaptação, com janelas de vidro e tijolos de vidro aproveitando assim a iluminação diária;
§         Adaptar/instalar mecanismos de aproveitamento de energia solar;
§         Adaptar/instalar mecanismos de aquecimento de água por energia solar, tipo boiler, para quando necessária a sua utilização;
§         Adaptar/construir espaço para leitura e repouso, sempre atento à valores que agregem a conservação do Planeta.

Projeto - Planejamento Efetivo para economia do
consumo de recursos hídricos:
Esse módulo visa adaptar todos os recursos estruturais para a economia no consumo de água nos ambientes da empresa, mantendo um controle rigoroso nos mecanismos de utilização deste “bem”.

Ações:
§         Ajustar/instalar torneiras, chuveiros, descargas e outros para o fornecimento completamente equilibrado de água. Deve-se manter um controle rigoroso de ajuste, pois muitas vezes equipamentos não estão regulados e utilizam aguá muito além do necessário. É IMPRESCINDÍVEL que esses equipamentos funcionem de forma eficiente e econômica;
§         Ajustar ao máximo os processos de fabricação dos produtos da empresa, a fim de manter o compromisso na redução e conservação dos recuros hídricos.

Projeto – Sistema Efetivo de compensação de CO2:
Esse módulo viabiliza a implantação de um sistema efetivo de monitoramento de CO2, que tem como vital importância a recuperação do meio ambiente.



Ações:
§         Viabilizar um estudo, através de inventário quantificador da emissão de gases de efeito estufa, para determinar o índice;
§         Efetuar a compensação, através do plantio de árvores, com o objetivo de conscientizar a necessiade de preservar os recursos naturais do Planeta;
§         Promover frentes para o reconhecimento de “Empresa Limpa”.
Projeto – Sistema Efetivo para o tratamento de
afluentes e resíduos sólidos:
Esse módulo visa instalar recursos estruturais para o tratamento de afluentes e de resíduos sólidos gerados no processo produtivo da empresa.

Ações:
§         Instalar mecanismos estruturais para o tratamento de líquidos utilizados na produção dos produtos da empresa e que necessitam de recuperação antes de serem devolvidos às bacias hidrográficas superficiais;
§         Instalar processo de tratamento de resíduos sólidos, como também efetuar o monitoramento de emissões atmosféricas.

Projeto – Construção de horta e granja adaptado
ao processo orgânico:
Esse módulo visa, para as empresas com espaço ao ar livre, a contrução de uma horta e granja para suprir ao máximo a cozinha da creche e refeitório.

Ações:
§         Construir uma horta orgânica, instalando assim um recipiente de captação de insumos orgânicos da própria empresa. O preparo do composto orgânico, aproveitando esses insumos, será utilizado na horta da própria empresa;
§         Construir de uma granja para abastecimento prioritário da creche. Os dejetos da granja será destinado ao preparo, conjunto com os insumos, do composto orgânico.

Projeto – Adaptação da Creche e Refeitório ao processo orgânico:
Esse módulo visa adaptar a cozinha da creche e refeitório ao processo orgânico, através do aproveitamento ao máximo dos alimentos produzidos pela horta e granja.

Ação:
§         Adaptar a alimentação dos funcionários e membros da creche, de forma a utilizar ao mínimo possível produtos que gerem quantidade considerada de insumos não recicláveis. A utilização de derivados da horta e granja será de grande contribuição para a saúde, bem estar, conscientização e conservação de recursos.

Projeto – Ciclovia para o trabalho:
Esse módulo visa adaptar a empresa com mecanismos que estimulem a utilização de bicicletas para o transporte até o trabalho.

Ações:
§         Implantar espaço bicicletário, onde o funcionário poderá guardar sua bicicleta quando chegar à empresa;
§         Sistema de financiamanto para a aquisição de uma bicicleta;
§         Implantação de vestiario para a utilização dos colaboradores;
§         Sistema de bonificação para os adeptos a esta conscientização.
Projeto – Sistema de arborização:
Esse módulo visa implantar na empresa formas de arborização efetiva ou adaptada, a fim de melhora a circulação de ar nas dependências da empresa, manter o frescor e favorecer a não utilização de equipamentos elétricos para este fim.

Ações:
§         Criar, próximo a empresa, áreas com a plantação de árvores mais robustas, quando o espaço convier;
§         Adaptar, ao espaço disponível, plantação de árvores, arbustos de porte menor. Instituir arbustos em vasos, quando a sua plantação direta ao solo não for possível.

Projeto – Sistema de gratificação:
Esse módulo visa à implantação de um sistema efetivo de gratificação / bonificação e incentivo aos colaboradores pelos resultados obtidos com a implantação desta política. Todos os esforços devem ser considerados e atribuidos a este projeto. Os colaboradores precisam saber que realmente fazem parte e podem fazer a diferença na implantação desta nova política.

Ações:
§         Criar programa efetivo de gratificação / bonificação;
§         Criar uma comissão de coloaboradores, permitindo assim que em conjunto possam sugerir e opnar quanto a novas formas de gratificação.


Projeto – Sistema de formação de novos gestores:
Esse módulo visa identificar colaboradores capazes de desenvolver a função de gestores neste projeto, permitindo a execução de consultoria voluntária para outras empresas.

Ações:
§         Criar programa efetivo de capacitação de gestores para prestarem consultorias nos diversos módulos do projeto;
§         Incentivar programa de qualificação de novos gestores, considerando a ação inovadora em novos métodos que possam agregar valores à conservação do Planeta.


3 - Conclusão

A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário